Pesquisa cria DNA digital e avalia as marcas online

Durante o Proxxima 2011, em maio, o Grupo Troiano de Branding, o Ibope Inteligência e o e-Bit apresentaram um estudo bem interessante sobre a presença digital das marcas nas redes sociais. Para fazer a avaliação, entrevistaram 1.450 pessoas e avaliaram sete categorias de acordo com características que fazem a diferença na internet. Para você, que está planejando sua presença digital, mais importante que saber dos vencedores, é saber como construí-la.

O universo pesquisado tem características muito próprias: 62% usam internet há mais de 10 anos, 100% utilizam banda larga e 38% deles com 5 ou acima de 10Mbps. Além disso, 49% navegam mais de 35 horas por semana. Ou seja, são os usuários mais experientes. Os organizadores submeteram aos entrevistados sete categorias de produtos e sete marcas, todas elas nascidas muito antes da era digital. As categorias: automóveis, bancos, bebidas alcoólicas, eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia e vestuário/moda.

Segundo Ricardo Klein, Gerente de Projetos do Grupo Troiano de Branding e um dos responsáveis pelo estudo, “a integração do mundo analógico com o digital é um exercício constante, regular e dedicado. Em breve, não teremos mais universos diferentes, portanto as marcas que melhor fizerem esta integração, mais rapidamente serão reconhecidas pelos seus consumidores”, conclui.

Para Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Branding, o importante é a visão do consumidor sobre a melhor forma de ser atendido no ambiente digital, muito mais que a peculiaridade de cada um dos segmentos de negócios onde a marca está. “O estudo nos permite reafirmar que os princípios fundamentais de construção de marcas fortes continuam sendo os mesmos, tanto no mundo analógico quanto no digital”, afirma.

Ah, os vencedores:

Automóveis: 1º FIAT, 2º Volkswagen, 3º Chevrolet ;

Bancos: 1º Itaú, 2º Banco do Brasil, 3º Bradesco;

Bebidas alcoólicas: 1º Skol, 2º Johnny Walker, 3º Smirnoff;

Eletrodomésticos: 1º Electrolux, 2º Brastemp, 3º Arno;

Eletrônicos: 1º Sony, 2º Samsung, 3º HP;

Telefonia: 1º TIM, 2º Vivo, 3º Oi;

Vestuário/Moda: 1º Nike, 2º C&A, 3º Adidas

Do Blog do PagSeguro - Foto: Social Grow, CC

Postar um comentário

0 Comentários